top of page

CASE TINTAS CORAL / ICI PANTS / AKZONOBEL: PROFISSIONALIZAÇÃO DAS CORES NA WEB

Updated: Nov 15

A profissionalização das cores na web.

Wd : Por que vocês decidiram fazer uma remodelagem no site?


Ricardo :: A Tintas Coral, durante pesquisa qualitativa realizada em 2002, identificou uma oportunidade de aproximação com os consumidores explorando o canal de internet. Além disso, o site não refletia mais o posicionamento real da empresa e não atendia a todas as necessidades do mercado. Ele tinha páginas estáticas e, por não ter um gerenciador de conteúdo, não havia agilidade nas alterações.


Wd :: Em relação às antigas versões do site, quais foram as principais modificações feitas no redesenho do site?


Fabiano :: O site foi completamente remodelado e pouca coisa foi reaproveitada do anterior. O foco principal foi na navegação do usuário, visando proporcionar uma experiência agradável ao processo de pintar uma casa, que é sempre encarado como "penoso" para a grande maioria dos clientes da Tintas Coral, conforme verificado em pesquisa de campo.


Nosso principal desafio foi criar uma ferramenta de apoio que desmistificasse esse processo. Para isso, o site tem um layout leve e alegre, mostrando que as cores podem influenciar na qualidade de vida das pessoas. O modelo de comunicação também conta com a seleção dinâmica e inteligente de conteúdo e as páginas de busca são montadas com imagens e frases inspiracionais relacionadas ao produto ou cor que o usuário esteja buscando. Dessa maneira, acreditamos ser mais fácil aproximar a Coral do usuário e fidelizá-lo.


Wd :: Dentre os destaques, a nova versão apresenta uma ferramenta para simulação de cores em ambientes. Como surgiu a ideia de sua criação e qual o seu objetivo? Por se tratar de uma ferramenta nova, foram feitos testes de usabilidade?


Ricardo :: O site antigo já possuía uma ferramenta básica de simulação, onde o usuário podia consultar combinações previamente formuladas. Em pesquisa qualitativa feita junto a visitantes do site, foram identificadas as suas expectativas para o portal ideal, como a de poder realizar combinações personalizadas.


A ferramenta de simulação de ambientes ("Mouse Painter") é nova no Brasil, mas já era utilizada pela Dulux (www.dulux.co.uk), empresa de tintas na Inglaterra, que pertence ao grupo ICI. Ela foi desenvolvida com base em uma ferramenta de simulação, ainda em Java, anteriormente utilizada pela matriz ICI. Sobre essa primeira versão, foram feitos testes de usabilidade com 50 pessoas. E os resultados coletados nessa interação do usuário com o simulador, foram contemplados na nova proposta, agora com tecnologia ASP e Flash.


Seu objetivo é ajudar o usuário a escolher a cor, tornando a empresa uma referência em cores, objetivo comunicado na última campanha da empresa, "Escolha uma cor, qualquer cor", cuja versão on-line foi inteiramente desenvolvida pela EverMedia, em mídia cruzada com a campanha off-line.

"Toda a arquitetura da informação foi feita com base no perfil e comportamento do usuário."


Wd:: Como foi feita e quais fatores influenciaram na arquitetura da informação dos elementos no site? Como o perfil do usuário influenciou na hora do desenvolvimento?


Fabiano :: Toda a arquitetura da informação foi feita com base no perfil e comportamento do usuário. A equipe da EverMedia passou por um processo de imersão antes de iniciar o projeto, saindo a campo para visitar lojas e entender melhor os fatores que influenciam todas imagens e banners do site, mas todo conteúdo está tico e dinâmico (lojas e produtos) pode ser atualizado pela ferramenta de gestão de conteúdo.


Wd:: Em termos de tecnologia para construção da infra-estrutura do site, a divulgação oficial apontava que a ICI Paints estabeleceu qual seria usada. Que tipo de tecnologia é utilizada no site e como a Evermedia se adaptou a esta realidade do cliente?


Fabiano :: A ICI está centralizando na sua matriz, na Inglaterra, a hospedagem de todos os sites regionais e, para isso, existe uma série de padrões pré-estipulados que precisam ser seguidos. A matriz ICI enviou, então, à EverMedia, profissionais para conhecer suas instalações, infraestrutura e equipe técnica. Após essa auditoria e homologação, a EverMedia foi certificada como "System Integrator" responsável por todos sites do grupo na América Latina.


O software de gestão de conteúdo foi previamente adotado pela ICI. Para viabilizar o desenvolvimento do site com essa ferramenta, um profissional da EverMedia foi enviado aos EUA para treinamento junto à empresa fabricante do software.


Wd :: O site funciona em diversos navegadores (Internet Explorer, Mozilla Firefox, Opera, etc.). Qual a importância de se desenvolver sites compatíveis com os padrões web?


Fabiano :: Apesar de o Internet Explorer ainda ser o navegador mais utilizado, a popularidade do Firefox vem crescendo bastante e hoje já é usado por quase 20% dos internautas. Ignorar essa representatividade seria ignorar uma grande parcela de consumidores, o que certamente não faz parte das estratégias de nenhuma empresa. Por isso, a EverMedia se preocupa com essa questão e realiza o teste de compatibilidade em todos os projetos que desenvolve.


Wd :: Qual o retorno que a Tintas Coral obteve após a finalização desse projeto? Já foi possível mensurar os resultados obtidos pela remodelação do site? Qual ferramenta a Evermedia utiliza para fazer essa mensuração?


Ricardo :: Antes da remodelagem do site, a Tintas. Coral recebia em média 20 mil acessos por mês, passando para mais de 60 mil, após o lançamento. A expectativa, agora, é manter uma média de 55 mil acessos por mês. A ferramenta utilizada é o Webtrends 7, que permite customizar os relatórios.

Alguns outros fatores de análise interna reforçam o sucesso do projeto: o número de e-mails recebidos pelo site caiu logo de início, o que indica que o conteúdo do site está melhor e mais facilmente acessível. Além disso, há o visível reconhecimento dentro da empresa Tintas Coral e do grupo ICI.

A Tintas Coral tornou-se, na ICI Paints, referência como tendência de inovações na internet, o que significa, além da visibilidade da filial brasileira, que todas as novidades do grupo com relação à internet, passam pela Tintas Coral antes de serem desenvolvidas, para que testes sejam realizados e pareceres e opiniões sejam emitidos.

Comments


Entre em contato.

Registre-se e receba atualizações sobre publicações, livros, eventos, palestras e mentorias de Fabiano D'Agostinho.

Copyright © 2025 Fabiano D'Agostinho. All rights reserved.

bottom of page