SE EU POSSO, EU DEVO - LIVRO O AUTOR PALESTRANTE
- Fabiano D'Agostinho
- 1 de nov. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: há 6 dias
Na terceira edição do livro O Autor Palestrante, Fabiano D'Agostinho escreveu o capítulo SE EU POSSO, EU DEVO, onde ele compartilha 12 aprendizados que servem como guia para uma jornada de superação.

Neste artigo, Fabiano D’Agostinho compartilha uma jornada extraordinária de superação e autodescoberta, que o levou da infância na periferia a uma carreira internacional e, surpreendentemente, a um renascimento após uma lesão medular.
Ele provoca a reflexão sobre o potencial humano inexplorado, a dor do arrependimento e a urgência de viver alinhado ao seu propósito. Através de experiências transformadoras, Fabiano apresenta 12 aprendizados que são pilares para quem busca evoluir e se autorrealizar, desafiando a procrastinação e o medo. O texto SE EU POSSO, EU DEVO é um convite para você reimaginar seu mundo e abraçar a plenitude de ser quem você realmente deve ser.
Algumas frases extraídas do texto:
Cada sonho vislumbrado é uma promessa de possibilidades.
Cada talento descoberto, uma nota promissória a ser liquidada.
Cada desafio, um compromisso de superação.
Expansão é evolução. Evolua ou morra!
Algumas referências utilizadas por Fabiano para fundamentar o pensamento SE EU POSSO EU DEVO no livro o Autor Palestrante:

Bronnie Ware, enfermeira australiana, que trabalhou por muitos anos em cuidados paliativos, acompanhando pacientes em seus últimos dias de vida, observou o arrependimento mais comum: “Eu gostaria de ter tido a coragem de viver uma vida verdadeira para mim, não a vida que os outros esperavam de mim”.
Sua experiência única resultou no livro best-seller Os 5 maiores arrependimentos de quem está morrendo (originalmente The top five regrets of the dying).
O psicólogo americano, Abraham Maslow, estimou que apenas uma pequena porcentagem da população atinge a autorrealização plena, indicando que a vasta maioria simplesmente “não é o que poderia ser”.
Maslow foi um dos fundadores da psicologia humanista, amplamente conhecido por sua teoria da hierarquia das necessidades humanas, frequentemente ilustrada como uma pirâmide.

Para mergulhar mais profundamente nesta saga de resiliência, propósito e inspiração — e descobrir um mapa para a sua própria transformação — o capítulo Se eu posso, eu devo do livro O Autor Palestrante expande a visão e oferece ainda mais insights, conectando essa história com um futuro que você pode construir. Não espere: garanta seu exemplar e comece hoje a construir o mundo que você pode ser!




Comentários